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terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Prevendo o Futuro

por: Lucas "Pinky" Matos

Muitos hoje já sabem que o poder magia voltou e voltou com tudo. Cartas como o Dr Estranho v4, Itens mágicos novos, Nico, Mefisto V2, transcendência superior fizeram o deck voltar à vida. Além disso, o formato Batalha Sitiada deixou para trás cartas que podiam atrapalhar a vida de magia, como portal por exemplo. Como todo poder, magia tem seus personagens que são a cara dele. No princípio a representatividade vinha do famoso e reprintado casal magia: Estranho V1 e Feiticeira Escarlate. Para quem não jogou nas épocas de Evolução Tática e Poderes Ocultos pode achar que são cartas simples não conhecem a história que eles fizeram. Na época eles foram revolucionários. Os decks eram unilaterais e únicos: The Wall e o Pikachu (O antigo deck de CP com um monte de gente batendo quando entrava). O novo poder permitiu novas ações de jogo e novas formas de trabalhar as cartas com a clarividência, permitindo olhar e arrumar o topo do deck de acordo com a quantidade. Além disso, a carta invasão etérea era uma carta utilizada de dentro do deck, com resolução de texto não resolvida. Não tinha Duende Verde V3 ou Iluminatti. O equilíbrio só se perdeu com muito estudo e numa nova coleção, Múltiplas Identidades, onde começou o reino do elastivoô e com a chegada de Invasão Cósmica, seu poder diminuiu devido a já falecida investigação silenciosa.

Nos tempos atuais com a chegada da nova coleção, o poder não pode mais ser ignorado por que várias cartas foram incluídas com poder magia.  O poder está perfeito? Não. Nenhum poder no BS é autossuficiente e tem que ser assim por que os poderes devem ter suas caracteríscas e elas devem ser aproveitadas. Magia tem características que as tornam eficientes em diversos pontos:
  • Controle do Topo e se preparar para comprar as cartas que necessita;
  • Tutor de habilidades corretas
  • Compra com ações combinadas ao Orbe
  • Custo de ações raramente é dois. Ações de custo um ou zero são muito consistentes
  • Personagens Resistentes ou com muito escudo ou com algum texto que segure a vida do personagem, como cetro.


As cartas de magia têm uma característica que as deixam com um bom power level: Item mágico. Poder carregar direto dos recursos ajustando o poder do personagem deixa o poder muito resistente.
O cenário de compra de magia é o único atual que pode olhar as cinco cartas do topo antes de comprar e depois poder comprar aquilo que você escolheu.
O orbe tem a propriedade específica de deixar qualquer personagem com magia comprar cards para cada ação que fizer
O sanctum Santorium faz com que os usuários de magia tenham defesa de preparação
O Boneco Vodu consegue ser utilizado e devolvido à mesa pelo efeito de personagens que tutoram com facilidade
Resumindo, o poder tem vantagens enormes no início e meio de jogo por que é um deck que se prepara para o que vier sem se preocupar em deixar de comprar.
Como em todo deck existem várias construções e formas de se construir na mesa. Queremos explorar um pouco de cada um dos arquétipos possíveis que podem rolar nessa nova coleção:

Time Magia

Estranho e Nico – Alguns apelidam de casal magia. O estranho defensor tem uma das melhores ações do jogo, pode utilizar cartas de magia do topo e, além disso, pode se aproveitar do topo e, além disso, pode se aproveitar dos textos e ações do estranho Iluminatti. Não é a toa que essa personagem passou a ser rara. Pode tutorar a custo zero qualquer habilidade de magia e usar na hora. Não tem problema em tomar troca de cartas. Ela só busca e ponto final!

Shuma Magia

Ele já está aí em vários decks, mas por ser mágico, Shuma ganha muitas atenções. Por utilizar titã para montar e ter regeneração, as habilidades de magia ficam nele. Os outros poderes ajudam a mantê-lo sempre útil e o escudo inicial três dele é fora de curva. Não suficiente Dormammu está aí para voltar o personagem para sete de vida ou mais. Ação que causa dano penetrante e se ficar na mão também é um personagem para abertura.

Defensores Magia

Com uma base de magos que conta com Felina, Clea e Dr Estranho V1 e V4, é uma opção mágica para os fãs de decks tribais. O deck pode andar da versão control, uma mescla de Magia com Super força, tendo Namor, Valkyria e Luke Cage V2, ou para uma variação mais aggro contando com Laminas, Agilidade e Ataque a Distância, acrescentando a base dos magos o Cavaleiro da Lua, Falcão Noturno, Demolidor V3 e Gata Negra V2

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