Fala galera,
Sou Nakamura ou MrZangief e trago
pra vocês um report diferente; uma visão da StarShop Team do evento como um
todo.
Contagem regressiva
Como não ficar apreensivo
quando o Manual de Regras Compreensivas, Manual: Procedimentos de Torneios Oficiais e o
Guia de Penalidades são divulgados a 3 dias do
maior torneio de Battle Scenes (BS) do ano? Pelo menos eles finalmente saíram,
com 27 dias de atraso, mas saíram. Manuais muito bons e englobando tudo o que
um formato competitivo necessitava.
Cena
O evento ocorreu em São Paulo,
como todos sabem. Foi realizado no Tenis Clube Paulista, localizado entre o Metro
Paraiso e o Metro Vergueiro, que é um local de fácil acesso para qualquer um em
mãos de um Google Maps.
O Salão
onde ocorreram os eventos era amplo e abrigou os 279 players tranquilamente, e
ainda sobrou espaço para acompanhantes e curiosos pudessem se acomodar. O local
ainda dispunha de uma lanchonete para que os jogadores pudessem se abastecer
entre as partidas, com lanches, salgados e café.
Bem
iluminado, a única crítica que se pode fazer do local, para não dizer que era
perfeito, seria sobre o reflexo que dava nos Sleeves dependendo do local onde
se sentava. =P
Fase de Preparação
Bom, o
Battle System finalmente iria debutar. E devido ao histórico negativo o salão
inteiro ficou em um silêncio mórbido quando anunciado sua utilização no
torneio. Mas no final, até que o sistema funcionou direitinho e apenas em uma
rodada foi exigida a paciência dos participantes para que pudessem arrumar
detalhes técnicos.
Segundo dados da organização do
evento, as inscrições encerraram pontualmente às 09h30 devido ao “check in”
antecipado feito via email contatando os inscritos para que confirmassem a
inscrição. A ideia além de moderna e excelente agilizou e muito na hora de
começar o evento. Porém, segundo a organização, o evento atrasou para iniciar a
primeira rodada devido a demora dos players para encontrar seus lugares e se
acomodarem. Mesas dispostas com números ao longo de todo o salão foram
dispostas para que os players conseguissem identificar seus lugares.
A primeira
rodada contou com uma tecnologia muito legal, QR Code! Além de ajudar jogadores
com Smartphones a evitar o tumulto ao redor das tabelas impressas, ajuda a mãe
natureza diminuindo a necessidade de gerar lixo de papel. Porém para a tristeza
de muitos, apenas a primeira rodada foi agraciada com tal facilidade e as
demais voltaram aos tempos antigos em que apenas a tabela de papel era usada.
Algo a aprimorar para os próximos eventos!
Esse ano
havia um cronômetro para os jogadores acompanharem o tempo das partidas. Algo
que no ano anterior era proibido falar sobre. Não se podia nem perguntar ao
juiz quanto tempo faltava para acabar a rodada, era simplesmente ridículo.
Personagens
Staff pronto a atender as
necessidades do evento, dando apoio na mesa de juízes com tabelas de rodadas,
entregando kits e organizando eventos paralelos.
Juízes
sempre prestativos; a cada corredor era possível identificar um pronto para
atender, apesar de muitos não estarem familiarizados com o jogo. Ponto
positivo, é que nesse evento ao invés de dar um ruling errado (como aconteceu
em alguns momentos durante Battle Royal 2015), quando em dúvida recorriam aos
juízes mor ou ao Manual de Regras Compreensivas para que a
dúvida fosse sanada. Fica aqui a sugestão de uma prova de juízes oficiais para
os próximos torneios (apesar do boato que todos os juízes presentes no Battle
Royal tinham sido submetidos a uma prova para estarem lá).
Fase de Combate
Como nem tudo são flores,
obviamente alguns transtornos ocorreram durante o evento. Fora e durante as
partidas.
Existem coisas que estão além do controle dos organizadores; clima e transporte público são um deles. Quando somados os dois num dia chuvoso de domingo, numa cidade grande como São Paulo, então você passa a ter um problemão. A pontualidade excelente da organização no domingo dispensa comentários; rodada foi lançada às 09h em ponto. Porém, fatores de força maior também deveriam ser levados em consideração.
Existem coisas que estão além do controle dos organizadores; clima e transporte público são um deles. Quando somados os dois num dia chuvoso de domingo, numa cidade grande como São Paulo, então você passa a ter um problemão. A pontualidade excelente da organização no domingo dispensa comentários; rodada foi lançada às 09h em ponto. Porém, fatores de força maior também deveriam ser levados em consideração.
Outro
porém, foram atitudes anti esportivas e acusações discriminatórias (ou falsas
acusações) durante a última rodada do torneio. Mas tudo foi resolvido da melhor
maneira possível com a imparcialidade e ponderação pela equipe de Juízes.
E por
último, mas não menos importante, a saga da premiação. Eis que o novo Campeão
Mundial (rs) de BS se deparou com um pesado problema; como transportar sua tão
merecida premiação para sua residência, em João Pessoa? A falta de logística
após o evento foi uma falta grave para a organização. Do que adianta ganhar uma
premiação se a pessoa não poderá aproveitá-la? É algo que a empresa deveria
pensar quando escolhe qual será a premiação do evento. Um escudo se põe na
mochila e é levado para casa. Um busto de aproximadamente 70kg é algo incômodo
e dispendioso de transportar.
Resultado Final
A cada Battle Royal
esperamos que a qualidade do evento melhore e se aprimore. E esse ano, com
certeza a organização superou o do ano passado.
Pontos
positivos que valem melhorar para o próximo evento:
●
QR code em TODAS as rodadas; foi uma ideia muito boa,
por favor, liberem em todas as rodadas, vai facilitar bastante a vida de todos.
●
Pontualidade; continuem sendo pontuais mas considerem
eventos de força maior.
●
Logística; auxiliem ou pensem em maneiras de ajudar o
campeão a usufruir de seu prêmio da maneira que desejar, e não que seja
obrigado a abandoná-la por falta de logística.
●
Juízes; apesar de terem conseguido desempenhar o seu
papel, desejamos que a equipe seja cada vez melhor, com graduações e etc.
●
Eventos paralelos; apesar do valor de inscrição, eles
são sempre bem vindos.
Sugestões:
●
Estimulem os participantes além do jogo para que o
ambiente fique mais descontraído e divertido;
○
premiação/votação/desfile para melhor fantasia
○
votação para o jogador com melhor fairplay
○
decks temáticos baseados em quadrinhos (por exemplo:
Vingadores vs X-men)
É isso ai
galera. Espero que tenham gostado de mais essa matéria da StarkShop Team.
Parabéns à comissão organizadora e aos envolvidos no processo. Parabéns aos
finalistas e membros da Equipe StarkShop pelo excelente desempenho. Comentem aí
embaixo sobre como foi o evento para você e deixem sugestões e críticas sobre o
evento. Para conferir sobre o deck do campeão,
vice-campeão e reports da viagem da equipe clique nos links. Abraços e
até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário